A cidade de Rio Claro - SP.

Compartilhe. . .

.
Rio Claro é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se na microrregião homônima e na mesorregião de Piracicaba, a 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas e a 190 km da capital São Paulo. Ocupa uma área total de 498,008 km², sendo 28,3500 km² sua área urbanizada.

História de Rio Claro.

Rio Claro teve de início outras denominaçoes: Sao Joao Batista do Ribeirao Claro ou Sao Joao Batista do Morro Azul.

No século XVIII, em conseqüencia da descoberta do ouro em Cuiabá, Mato Grosso, desde 1719, os paulistas já cruzavam os campos ou sertoes de Araraquara,que compreendiam, além de Rio Claro, os atuais territórios dos municípios de Araraquara, Sao Carlos e Descalvado, para evitar as febres do roteiro do rio Anhembi (Tiete). Bandeirantes e aventureiros ali se fixaram, construindo as primeiras casas em suas propriedades, as margens do Ribeirao Claro. Tornou-se esse rincao o pouso dos viajantes dos sertoes.

Os informes exatos a respeito do Morro Azul começaram a aparecer, entretanto, no primeiro vintenio do século XIX, quando a Vila de Moji-Mirim para lá enviou os primeiros povoadores. Em 1817, Manoel De Barros Ferraz e a família Galvao, procedente de Itu, representada por Joaquim Galvao de França requerem a primeira sesmaria nos sertoes do Morro Azul, logo depois vendida; grande parte dessa gleba transformou-se mais tarde, na fazenda Ibicaba, e o senhor Nicolau Vergueiro, associado ao Brigadeiro Luiz Antonio, fundou aí o Engenho de Ibicaba, dedicada ao fabrico de açúcar e criaçao de animais, realizando um grande trabalho de colonizaçao.

No ano seguinte foi concedida a segunda sesmaria a família Goes Maciel e, tres anos depois, uma outra concessao aos irmaos Pereira, no lugar denominado Ribeirao Claro, onde formaram uma grande fazenda de criaçao - o "Curral dos Pereiras", onde, em 1822, com a criaçao da Vila da Constituiçao, hoje Piracicaba, começou a formar-se um povoado, que se denominou Sao Joao Batista do Ribeirao Claro. Outra sesmaria importante foi concedida as margens do rio Corumbataí: a do capitao Francisco da Costa Alves, em cuja fazenda erigiu uma capela, sob a invocaçao de Sao Joao Batista.

A partir das concessoes de sesmaria, começaram a chegar fazendeiros abastados, trazendo escravos, agregados, força e dinheiro. Dentre os primeiros colonizadores destacaram-se os Costa Neves, Os Góes, Paes de Arruda, Senador Vergueiro, Paes de Barros, Cardoso de Negreiros e outros. Mais tarde, imigrantes suíços e alemaes foram introduzidos pelo Senador Vergueiro, através de sua colônia Agrícola de Ibicaba que, nao se ajustando fixaram-se na área urbana.

O Padre Delfino (Delfin da Silva Barbosa), quando celebrou missa na sesmaria do Corumbataí, de seu amigo Francisco da Costa Alves, trouxe consigo a imagem de Sao Joao, que passou a ser o padroeiro da regiao.

Os habitantes do local, pleiteando a vinda do Padre para perto de seus lares, construíram uma casa paroquial e uma igrejinha, improvisada nas terras de Manoel Paes Arruda, em torno da qual surgiram novas construçoes, casas residenciais e de comércio.

A vista dessas iniciativas, Paes Arruda e Manoel Afonso Taborda doaram como Patrimônio de Sao Joao Batista, a área para edificaçao da futura cidade e de igreja definitiva.

Em 1926, quando se cogitou a transformaçao do lugarejo em capela curada, houve divergencia quanto a fixaçao da localidade, visto que tanto os que possuíam propriedades ao sul do Curral do Pereiras como os que a possuíam ao norte da Fazenda Costa Alves se avocavam esse direito. Antonio Paes de Barros, mais tarde Barao de Piracicaba, a quem foram delegados poderes para escolha do local, deliberou que fossem comprados os terrenos do chapadao, confinantes com o Curral dos Perreiras e pertencentes a Manoel Paes de Arruda e Manoel Afonso de Taborda. Nesse sentido, alguns moradores dirigiram petiçao ao vigário capitular, em sao Paulo, em que se mostrava a conveniencia de ser criada a capela curada em Sao Joao Batista do Ribeirao Claro, sendo a pretençao atendida em 1827, quando ainda continuava o Padre Delfino na capelinha improvisada quando. Somente no ano seguinte ele se transferiu para a nova matriz ainda inacabada e, em 1830, foi elevada a Freguesia com o nome de Capela Curada de Sao Joao do Rio Claro.

Foi concedida a Companhia Paulista de Estrada de Ferro a ligaçao entre Campinas e Rio Claro, inaugurada em 1876. Uma nova Ferrovia, ligando Rio Claro a Sao Carlos e Araraquara, foi construída entre 1881 e 1885, pela Companhia de Estradas de Ferro do Rio Claro, mais tarde adquirida pela Companhia Paulista, atual FEPASA.

O município surgiu em 1845, quando ganhou a sua autonomia administrativa, com a denominaçao de Sao Joao do Rio Claro, tendo seu nome simplificado simplificado para Rio Claro em 1905.


Localização.
Mapa mostrando a Localização cartográfica do município de Rio Claro.



Famosos Nascidos em Rio Claro.

Ulysses Guimarães, Siqueira Campos, Vilmo Rosada, Nicola Petti, João Augusto Gurgel, José Felicio Castellano, Dalva de Oliveira e Ilara Luz Machado.

Estrutura Lógica das Ruas da Cidade.
A cidade de Rio Claro tem no seu planejamento suas ruas dispostas como um tabuleiro de xadrez.

Fotografia da Igreja MatrizPara orientar-se na cidade basta saber que qualquer endereço sempre estará com sua referência mediante duas coordenadas, um número residencial e o bairro específico. Desta forma, o endereço a ser buscado estará na coordenada de uma rua com uma avenida com seu número específico no bairro determinado.

O ponto referencial está no centro da cidade na área da antiga Estação Ferroviária, hoje atual Secretaria de Turismo. Este ponto referencial é a partir da rua 1 com a avenida 1 onde as avenidas que estão à direita da estação vão aumentando sempre com números pares, ou seja, avenida 2, avenida 4, avenida 6... E à esquerda da Estação sempre vão aumentando com números ímpares, por ex: avenida 3, avenida 5, avenida 7...

A ordem das ruas da Estação para o centro da cidade aumentam sua numeração em uma ordem crescente, sendo assim, rua 2, rua 3, rua 4... Isto valendo para bairros da área central. A linha do trem divide a cidade e o lado oposto a área da frente da estação também está condicionada a esta mesma lógica da área anteriormente descrita, porém recebem uma letra acrescida na numeração -

Ex: Rua 1-A, porque se trata de um endereço do bairro da Vila Alemã. Para todos os outros bairros vale esta lógica pois a numeração ocorrerá seguindo sempre a letra do bairro que corresponde. Ex: Rua 5-P ou Av. 5-P correspondem ao bairro Vila Paulista.

Então, para orientar-se na cidade, basta entender esta lógica para que você se locomova e encontre o que procura.

Qualidade de Vida.

Rio Claro paresenta posição de destaque no quadro de municípios brasileiros e seu Indice de Desenvolvimento Human - IDH é um dos mais altos do Estado.

Uma série de fatores socio-enonômicos levam a cidade a manter este índices:

· qualidade de ensino;
· qualificação profissional;
· longevidade;
· renda per capita;
· recursos naturais;
· nivel da produção industrial.

Conhecer Rio Claro é experimentar de perto sua Qualidade de Vida.


Fonte: Site Oficial da Prefeitura Municipal de Rio Claro.

Compartilhe. . .

0 comentários: